Não vale a pena


.

Desde sempre que tenho grandes dificuldades em calar-me perante aquilo que acho errado (sim, refilice pura. Teimosia? Também!). Numa fase inicial fazia-o apenas em casa quando a minha mãe se lembrava de estar horas a falar no mesmo assunto (como quase todas as mães fazem, eu acho). Nunca tive aquela postura do "deixa falar", sempre achei que tinha de ter a última palavra. Daí que uma discussão, que poderia demorar uma hora em que apenas eu ouvia, acabava por demorar eternidades, porque eu arrastava um bocadinho mais, ripostava daqui e dali, dizia que não era bem assim, blá blá blá.

Mais tarde, alargou para o campo "escola". Pois se, inicialmente, para além das boas notas, era muito elogiada pelo meu excelente comportamento (corava imenso ou ficava com os olhos cheios de lágrimas sempre que me repreendiam), passei também a responder sempre que achava que não estavam a ser correctos comigo. Claro que nunca ultrapassando o limite da má-educação. Tenho a convicção que, acima de tudo, deixei foi de ser parva (apenas no que toca a este assunto).

Mais recentemente, as reclamações em restaurantes ou supermercados, sempre que não sou bem atendida, e no trabalho. Aqui gosto que me demonstrem por a+b que eu não estou certa pois, ao contrário do que possa parecer também sei dar razão aos outros. É também a crença do ver para crer.

Tudo isto para concluir que acho que vale sempre a pena falar. Falar se achamos que estamos a ser injustiçados, falar se consideramos que o nosso trabalho ou esforço está a ser menosprezado, falar se achamos que não estão a ser correctos connosco. Mesmo que não venha a mudar nada. Mesmo que isso não impeça um despedimento ou futuros puxões de orelhas. Claro, nunca perdendo a razão, o que nem sempre é fácil.

É o mesmo que participar num debate sobre o casamento homossexual (apenas um exemplo). A nossa opinião vai mudar alguma coisa? Não! Se vamos deixar de responder aos intervenientes no debate? Eu não deixaria! Se ali estou é para dar a minha opinião, right? Ainda um exemplo mais extremista: ao dar um pacote de massa para o Banco Alimentar, suponho que ninguém tem a pretensão de erradicar a fome no mundo, mas temos a convicção de que vai aconchegar o estômago a alguém. Funciona, mais ou menos, da mesma forma. Fazemo-nos notar, fazemos ouvir a nossa opinião, mesmo que isso não venha a resolver o problema.

4 Responses to “Não vale a pena”

  1. Sôzinha says:

    Gostei deste post ;)
    Quanto ao tema temos opiniões diferentes!
    Eu acho que não vale sempre a pena falar. Depende muito das situações e das consequências que isso possa trazer.
    Por exemplo, se for um debate acho que faz todo o sentido dar a opinião, mesmo sabendo que isso não irá alterar nada, pois para ser um debate é preciso haver opiniões contraditórias.
    Mas se for uma decisão que já está tomada, então aí acho que não vale a pena falar e que mais vale partir para outra!

  2. Rita says:

    São perspectivas...

  3. S* says:

    Eu sou bastante ponderada... e acho que é melhor.

  4. Rita says:

    Pois, um dos meus grandes problemas é ter uma tremenda falta de "filtros"...