Das frases feitas


.

Infelizmente, já tive duas grandes perdas na minha família. Era relativamente nova (13 e 15 anos). O pior que me puderam dizer naqueles momentos? "Os meus sentimentos" ou "Os meus pêsames" ou equivalentes completamente desprovidos de calor humano.

O que mais me marcou, principalmente, na segunda? Uma pessoa que, no funeral, me abraçou. Simplesmente me abraçou. E outra que, no dia seguinte, quando cheguei à escola, me abraçou. Simplesmente me abraçou. Não precisei de ouvir palavras, nem que sentiam muito pela minha situação. É difícil saber o que dizer num momento de perda e, à partida, sabemos que as pessoas que gostam de nós sentem muito, mas não é o tipo de coisa que se queira ouvir num momento de profunda tristeza. Pelo menos eu não quero. Não preciso de palavras ou frases feitas, não de pessoas que me são importantes.

10 Responses to “Das frases feitas”

  1. Nem me digas nada,eu bloqueio sempre nesses momentos...nunca sei o que dizer,mas haverá alguma coisa a dizer?????
    Só me apetece dar um beijinho e um abraço muito forte...

  2. Sôzinha says:

    Às vezes um gesto vale mais do que mil palavras... Estas situações são um exemplo disso.
    Quando a minha bisavó (mãe da minha avó materna) faleceu, a minha avó paterna ligou à minha avó materna para lhe dar "os sentimentos" ou "os pêsames", mas enganou-se e deu-lhe os parabéns =P É caso para dizer que mais valia estar calada!

  3. Anónimo says:

    Tal como o comentário acima, um gesto vale mais que mil palavras. Especialmente nessas alturas.
    *

  4. Anónimo says:

    Eu sou incapaz de usar "essas frases" quando acontece uma infelicidade dessas. Nunca o disse... não faz sentido nenhum quando existem muitas outras formas de mostrar a nossa solidariedade nesses momentos, e que dizem muito mais que mil palavras.

  5. Muito boa postagem. Excelente mesmo. Não é preciso dizer mais nada... disseste tudo...e eu assino por baixo. Tenho dito.

  6. Sabes, estas frases revoltam-me...
    Detesto-as, abomino-as de verdade..Dão-me urticária quando as ouço...Parecem-me de uma falsidade enorme, como se fosse possível alguém estar no nosso lugar enquanto pronuncia aquilo...
    Quem me conhece sabe que jamais me pode dizer isto. Abraçam-me, dizem uma piada ou outra (funciono muito a humor negro nestas situações), mas jamais dizem as famigeradas frases...

    ...E eu recuso-me a pronunciá-las! Que me chamem mal educada, insensível, o que quiserem..Odeio-as!

  7. S. says:

    Um abraço é muito melhor, odeio quando perguntam numa situação do género "Como estas?" Enfim.

  8. um simples abraço vale muito. é como «um olhar vale mais que mil palavras».

  9. Nokas* says:

    Concordo perfeitamente contigo Rita. Acho que são palavras desprovidas de sentimento, são as que socialmente todos dizem para dizer mas que pouco impacto tem na pessoa que precisa muito mais de um abraço do que de frases feitas.

  10. Eu sempre falei com gestos em alturas mais difíceis, porque eu própria preciso de carinhos em vez de palavras.