Foi há quatro anos


.

De há quatro anos para cá que, nesta altura das colocações nas Universidades, sinto falta do que vivi mas este ano especialmente.

O bom senso dizia-me que eu devia entrar na faculdade. O lado mais imaturo dizia-me que nenhum dos meus amigos tinha passado de ano e eu ia ter que enfrentar aquele bicho-papão sozinha, pois andei sempre na mesma escola, nunca fui "a aluna nova". Por isso, quando soube que tinha sido colocada na primeira opção, não sabia se havia de rir, se havia de chorar. Hoje vejo que foi a melhor decisão.

Os meus melhores amigos de hoje em dia encontrei-os na faculdade. Gostei do stress dos trabalhos, do desespero do estudo, do quase arrancar cabelos (não gostei propriamente na altura, mas hoje em dia sinto falta). No outro dia alguém me dizia que tinha abdicado muito da sua vida social/pessoal em prol da faculdade (dizia isso com um sentimento de pesar). Respondi imediatamente que eu não, porque, actualmente, parece-me uma realidade tão distante... É como a dor de dar à luz. Suponho que custe, mas que depois se esqueça tudo. Deve ser, mais ou menos, o mesmo. Mas, analisando a questão como deve ser, sim, passei demasiados fins-de-semana e feriados enfiada na faculdade. As férias de Natal não eram férias nenhumas, havia que estudar para os exames, acabar projectos, trinta por uma linha. Mas foi tudo feito com gente que já estava tão entranhada no meu coração que o stress das entregas conseguia ser animado. Só tenho pena de ter perdido algumas festas. Se soubesse o que sei hoje tinha ido a todas, todinhas. É a única coisa de que me arrependo.

(Uma vénia a quem leu o testamento.)

4 Responses to “Foi há quatro anos”

  1. Estás doida?Acabei de entrar na faculdade achas que não ia ler isto? :))

  2. Boa analogia com o "dar à luz"! É sempre marcante a vida estudantil da faculdade, é algo que vai para sempre ser relembrado. Será sempre assim. Hoje é o primeiro dia desta vida para muitos jovens...e daqui a uns anos também eles estarão a escrever um post deste género, e nós cá estamos para os ler...sinal que estamos nós a ficar velhos... Verdade?

  3. A. says:

    também li tudinhoo, acabei de entrar

  4. Sôzinha says:

    Também sinto falta do que vivi aquando das colocações nas Universidades. É que até os piores momentos (exames e entregas de trabalhos) podiam ser bons, se fossem vividos com os nossos colegas...