Questões da Rita #1 - A minha opinião


.

A mim não me choca nada. Lá está, desde que se gostem... Eu não posso cuspir para o ar que ainda me cai em cima, mas não me parece que fosse capaz, precisamente pela relação quase-irmãos que tenho com os meus primos, mas tenho um caso muito próximo na família. A minha tia e o meu tio são primos direitos e já estão juntos vai para cima de 40 anos e os meus avós nunca se opuseram. Pelo que me contam, aconteceu tudo de forma muito pacífica. Por outro lado, conheço uma pessoa que namora com um primo direito há já algum tempo e os pais (que se nota perfeitamente que sabem, mas adoptaram uma postura "se não se falar, isto não existe") reprovam completamente.

Como já disse, não condeno nada, cada um gosta de quem gosta. O que me choca é a diferença de mentalidades entre gerações completamente díspares, com meio século de distância (os meus avós e os pais desta rapariga). E não a deixarem viver a sua relação em pleno. Isso é que me choca verdadeiramente.

Quanto à questão de filhos de primos direitos nascerem deficientes ou com problemas, os meus primos são normalíssimos, não têm quaisquer problemas de saúde e, até ver, têm as suas capacidades intelectuais intactas. Até onde eu sei, poderá existir sim, um maior risco de "incompatibilidade" dos sangues (daí já ter aconselhado estas pessoas a consultarem o médico e a fazerem análises) mas, para não correr o risco de estar aqui a dizer um enormíssimo disparate e não estar a utilizar as expressões mais correctas, dei-me ao trabalho de googlar e aqui está um artigo. Para quem não estiver nem aí para o assunto, este parágrafo pode ser considerado um género de resumo: "Embora seja mais provável que os primos direitos tenham filhos com defeitos físicos, atrasos mentais ou doenças genéticas, esse risco não se afasta muito do que acontece aos pais sem qualquer grau de parentesco." Encontrei ainda mais este que, apesar de referir probabilidades iguais ao anterior, é escrito num tom mais "dramático".


(Aproveito para dizer que gostei muito das vossas opiniões!)

3 Responses to “Questões da Rita #1 - A minha opinião”

  1. Lebasiana says:

    hum... nunca tinha pensado muito neste assunto, porque não conheço qualquer caso, mas fizeste-me ver um outro lado da coisa.

    Sempre ouvi dizer "quanto mais primo, mais se lhe arriba"! lol... mas, para mim, os meus primos sempre foram mais irmãos do que outra coisa!

    beijocas

  2. Vou fazer uma correcção ao comentário anterior: "...mais se lhe arrima"! Assim é que é!

    Obrigado por referires o "quase irmãos"...afinal fui eu que referi essa frase! (que parvo que eu sou...que falta de humildade...)

    Bom tema e boa googlada!

  3. Sôzinha says:

    Realmente essa diferença de mentalidades é chocante! É que se fossem os teus avós a não aceitarem esta situação... Agora pessoas mais novas, supostamente com uma mentalidade mais aberta...
    Pensava que a probabilidade de primos direitos terem filhos com defeitos físicos, atrasos mentais ou doenças genéticas fosse maior...